terça-feira, 29 de abril de 2014

A escolha de um tema

Vamos a um post agora a um certo nível jornalistico reflexivo, caramba o que houve comigo para falar assim? kkk , brincadeiras a parte acho que vou agora falar de um tema que acaba cercando bem a vida de muitos colegas colecionadores, e ainda ronda a mente de muitos iniciantes no mundo do colecionismo, talvez seja este o publico que estou pensando na hora de fazer este post.



A escolha de um tema específico para uma coleção é algo que acaba vindo do gosto pessoal de cada um, seja por um modelo de carro, marca, ou tipo de veículo. Vemos muitas coleções somente de motos ou de esportivos, conheço um cara que coleciona somente o Mustang, tem diversas escalas, marcas e variações desse lindo modelo da Ford. Outros gostam muito das Ferrari e todo o carisma por trás dessa marca italiana que é um ícone do mundo automotivo, carros temáticos, ou seja, de filmes e séries, e por ae vai
Este tipo de coleção específica pode criar uma coleção bem focada e rica, evita com as pessoas acabem gastando em excesso com muitas miniaturas, por outro lado pode gerar, no termo custo, um bom gasto em encontrar modelos específicos que estejam faltando, somente os encontrando com outros colecionadores ou sites especializados, onde o preço de algumas peças se torna bem alto.

O outro tipo de coleção, talvez mais comum, seja aquela onde o colecionador compra aquelas miniaturas que gosta independente de marca, modelo ou tipo de carro. Este é meu caso, tenho de Hatchs até alguns conceitos, e estou feliz assim. Vejo que colecionando desta forma acaba havendo um pouco mais de crítica, por vir fama de acumulador ou de exagero de miniaturas, mas por outro lado este tipo de coleção não torna aquela limitação de "mesmo achando muita bonita não comprar por não fazer parte da coleção"

Há também algumas pessoas que preferem fazer a série completa de um ano, ou pelo menos uma série de inéditos (no caso da Hot Wheels principalmente), mas com certeza nesses métodos haverá uma dificuldade maior para a reunião de todos os modelos necessários, ao lembrar que para brasileiros esta dificuldade aumenta muito.

Espero que todos leiam e que isso acabe ajudando um dia um novo colecionador, ou alguém que pretende criar focos em suas coleções, mas e vocês, qual seria seu tipo de coleção?

2 comentários:

  1. Cada um escolhe um tema, eu ja pego um pouco d tudo, separando um pouco de cada, filmes, batmam, pickups, camaros, muscle cars.....e assim vai.........o importante é não parar.

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ter uma clara preferência por mopars hoje coleciono qualquer mini que eu gostar

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates